Eflúvio Telógeno

Chamamos de eflúvio telógeno o aumento da queda dos cabelos telógenos em resposta, na maioria das vezes, a mudanças na saúde do indivíduo.

Consiste na alteração do ciclo de vida capilar que é composto por 3 fases: anágena (dura anos, é a fase em que o cabelo cresce), catágena (dura semanas, é a fase de involução e desaceleração de crescimento do fio) e telógena (dura  cerca de três meses, é a fase em que o cabelo cai). Cada fio de cabelo completa seu ciclo de maneira independente e a maior parte deles está simultaneamente na fase anágena. No eflúvio telógeno há uma porcentagem maior de cabelos na fase telógena e por isso, há maior queda.

O quadro clínico do eflúvio telógeno se manifesta pela queda aumentada dos fios, que pode ser observada mais claramente ao escovar os cabelos, lavar a cabeça,  ou mesmo ao observar os fios no chão pela casa.

As principais causas do eflúvio telógeno são: o período pós parto, após alguma doença ou cirurgia, emagrecimento, dietas restritivas, alterações hormonais, parada ou início de uso de medicações , deficiência de vitaminas e outros nutrientes e alterações na saúde emocional. Por conta disso, em alguns casos, a investigação laboratorial é muito importante para elucidar a causa do eflúvio telógeno.

A consulta com o dermatologista é importante para firmar o diagnóstico e direcionar o tratamento para melhor resolução do eflúvio telógeno.

Em nossa clínica todas as dermatologistas têm a expertise para tratar das queixas capilares gerais. Para casos mais severos, recomendamos que a consulta seja agendada com a Dra. Karina Lopes ou Dra. Adriana Rochetto, dermatologistas responsáveis pelo setor de tricologia da Clínica Camila Hofbauer Dermatologia.

Localização

R. Mato Grosso, 306, cj 514,
Higienópolis, São Paulo.

Horário de
Funcionamento

Segunda à Sexta:
09h00 às 21h00

Contato

(+55 11) 4323-2969 / 4323-2964 / 2114-6220
(+55 11) 94368-3477
Envie sua mensagem aqui

Siga-nos