Alopecia Androgenética
Cabelos bonitos e saudáveis são muito valorizados e desejados em nossa cultura. Desta maneira, o aumento da queda capilar gera muita preocupação e ansiedade tanto em homens quanto mulheres, e sempre surge aquela preocupação: “Dra. Será que vou ficar careca?"
Por conta da importância do tratamento das alterações capilares, criamos em nossa clínica o setor de tricologia (subespecialidade da dermatologia que cuida dos cabelos). Aqui falaremos uma frequente causa de queda capilar: a alopecia androgenética.
Chamamos de alopecia a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área da pele.
A alopecia androgenética, também chamada de calvície, é uma desordem hereditária androgênico-dependente, ou seja, é relacionada com o hormônio sexual masculino: a testosterona. Trata -se da causa mais frequente de alopecia em homens, mas também afeta mulheres. Começa a se manifestar na puberdade e vida adulta e seu padrão e severidade varia de indivíduo para indivíduo. A primeira manifestação da alopecia androgenética é o afinamento progressivo dos fios gerando um aspecto de que os cabelos estão mais “ralos” ou rarefeitos. A queda em si não está aumentada, mas os novos fios nascem cada vez mais finos até não nascerem mais naquele folículo piloso. O padrão de alopecia androgenética pode variar, por vezes mais evidente na região frontal (entradas), outras na região do ápice da cabeça e ainda tomando toda a região frontal e superior.
Por meio da consulta com dermatologista tricologista é possível avaliar o grau da alopecia androgenética assim como propor tratamentos eficazes para o controle e melhoria dos sinais de calvície.
Em nossa clínica todas as dermatologistas têm a expertise para tratar das queixas capilares gerais. Para casos mais severos, recomendamos que a consulta seja agendada com a Dra. Karina Lopes ou Dra. Adriana Rochetto, dermatologistas responsáveis pelo setor de tricologia da Clínica Camila Hofbauer Dermatologia.