Dermatologia Clínica
Mapeamento corporal de nevos
Os nevos, ou pintas, são manchas acastanhadas ou enegrecidas, que surgem na pele em decorrência da predisposição genética e exposição solar acumulada. Alguns nevos podem ser irregulares, com diferentes colorações e bordas assimétricas. Estas características sugerem que pode se tratar de um nevo displásico ou possivelmente um melanoma – um tipo de câncer de pele agressivo.
Melasma
O melasma é uma condição muito frequente entre as mulheres, principalmente em idade fértil, chegando a afetar até 70% da latino-americanas. Embora com menos frequência, o melasma também pode surgir nos homens, com maior prevalência nos que moram em países quentes e tem tendência se a se bronzear quando se expõem ao sol.
Tratamento da Micose das Unhas – Onicomicose
A onicomicose ou tinha das unhas ocorre em grande parte da população e se apresenta em estágios variados, desde um pequeno descolamento e amarelamento da lâmina ungueal até quadros mais extensos, com espessamento das unhas, algumas vezes associado a micose dos pés.
Doenças das Unhas
As unhas, juntamente com os pelos e as glândulas, fazem parte dos chamados anexos cutâneos - estruturas de proteção da pele.
Hiperhidrose Axilar
A hiperidrose axilar é o excesso de suor nas axilas, algo que incomoda muitas pessoas no dia-a-dia e se torna ainda mais inconveniente no verão.
Câncer de Pele
O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente na população mundial. Há três tipos de câncer de pele mais comuns dentre outros mais raros:
Lesões Benignas
A dermatologia cirúrgica também cuida de lesões benignas como nevos inestéticos, verrugas virais, molusco contagiosos, lipomas, cistos, quelóides, hemangiomas, granulomas piogênicos, siringomas, xantelasmas etc.
Dermatoscopia Digital
A dermatoscopia digital de nevos é um exame no qual o indivíduo que deseja fazer a prevenção do câncer de pele é examinado por inteiro e as lesões (pintas) suspeitas são fotografadas macroscopicamente e microscopicamente pelo uso do dermatoscópio, aparelho capaz de aumentar a pintas em mais de 10 vezes. Esta análise dermatoscópica aumenta as chances do diagnóstico precoce do câncer de pele, em especial, do melanoma.
Cirurgia das Unhas
Muitas vezes as doenças das unhas necessitam de tratamento cirúrgico. O caso mais comum é a onicocriptose, popularmente conhecida como unha encravada, que causa grande incapacidade ao paciente devido à dor que ocasiona.
Acne
A acne é uma das doenças cutâneas mais frequentes, pois está presente em ambos os sexos e pode apresentar-se desde a infância até a vida adulta. Esta patologia é causada por diversos fatores que estão relacionados com a obstrução e inflamação da glândula sebácea, excesso de produção de sebo e a infecção pela bactéria Propionibacterium acnes.
Manchas na Pele
São vários os causadores de manchas na pele, os mais comumente vistos no consultório dermatológico são:
Dermatoses Infecciosas
Há diversas infecções que podem acometer a pele. Doenças bacterianas como o impetigo, os abscessos, a escarlatina, foliculites etc. necessitam de tratamento precoce por sua apresentação aguda. Há muitas doenças virais como os exantemas que podem vir acompanhados de sintomas gerais como febre e mal estar.
Doenças Bolhosas
As doenças bolhosas são um capítulo muito especial das afecções da pele. Está neste grupo os pênfigos vulgar e foliáceo (fogo selvagem), onde bolhas são formadas nas camadas mais superficiais da pele.
Queda Capilar
Cabelos bonitos e saudáveis são muito valorizados e desejados em nossa cultura. Desta maneira, o aumento da queda capilar gera muita preocupação e ansiedade tanto em homens quanto mulheres, e sempre surge aquela preocupação: “Dra. Será que vou ficar careca?"