Toxina botulínica
A aplicação da toxina botulínica em dermatologia é utilizada para tratar e prevenir a linhas de expressão na face relaxando a musculatura onde ela é aplicada.
O objetivo é rejuvenescer, mas de forma leve e natural. Na atualidade não se busca paralisar a expressão, mas sim suavizá-la.
Cada pessoa deve ser analisada individualmente, pois os pontos de aplicação variam de acordo com características anatômicas de cada paciente.
O efeito completo da toxina se dá quinze dias após a aplicação, quando deve ser feito um retorno para avaliar a necessidade de complementação. A duração dos efeitos varia de quatro a seis meses. Este tratamento é realizado em homens e mulheres. O momento ideal para iniciar as aplicações se dá quando as linhas de expressão começam a ficar aparentes mesmo com a face em repouso, ou seja, sem a contração muscular. São as chamadas rugas estáticas.
A aplicação da toxina botulínica é segura desde que aplicada por um médico habilitado para tal.
A toxina botulínica também é muito eficaz no tratamento da hiperhidrose axilar. Neste caso as pequenas injeções são aplicadas nas axilas auxiliando muito as pessoas que sofrem com o suor axilar excessivo. A duração do efeito da toxina botulínica neste caso varia de oito meses a um ano.