Melasma
O melasma é uma condição muito frequente entre as mulheres, principalmente em idade fértil, chegando a afetar até 70% da latino-americanas. Embora com menos frequência, o melasma também pode surgir nos homens, com maior prevalência nos que moram em países quentes e tem tendência se a se bronzear quando se expõem ao sol.
As manchas escuras características dessa doença são mais comuns na face, especialmente na região do nariz, das bochechas, da testa e acima do lábio superior, podendo trazer grande impacto na autoestima dos pacientes.
Vários fatores podem influenciar na piora das manchas, dentre eles a exposição a luz solar e artificial, uso de anticoncepcionais hormonais e gravidez.
Atualmente dispomos de várias opções de tratamento para amenizar as manchas. A proteção solar é a base de qualquer tratamento. Além do protetor solar classicamente utilizado, hoje temos opções de formulações orais que atuam com adjuvantes. Diversos cremes clareadores, antioxidantes tópicos, peelings, alguns lasers, e mais recentemente, a técnica de MMP, vem sendo utilizados de forma complementar, com grande impacto nos resultados.
É importante lembrar que o tratamento deve ser individualizado de acordo com as características da pele de cada pessoa, e um acompanhamento dermatológico regular faz toda a diferença.