Tratamento da Micose das Unhas – Onicomicose

A onicomicose ou tinha das unhas ocorre em grande parte da população e se apresenta em estágios variados, desde um pequeno descolamento e amarelamento da lâmina ungueal até quadros mais extensos, com espessamento das unhas, algumas vezes associado a micose dos pés.

Alguns fatores presdispõem o aparecimento da micose como Diabetes mellitus, idade avançada, HIV, uso crônico de medicamentos, história familiar de onicomicose, psoríase, má circulação nos membros inferiores, atletas.

Primeiramente é importante identificar se o quadro corresponde mesmo a micose, colhendo material através de um raspado da unha e examinando ao microscópio. Esse exame se chama micológico direto sendo realizado no momento da consulta em nossa clínica. Este é um exame de muita importância pois confirma se há micose nas unhas e na maioria das vezes identifica o tipo de fungo na hora. A partir da identificação do tipo de fungo, fazemos a escolha do melhor tratamento.

Em geral levam-se alguns meses até a resolução completa do quadro, pois a unha sadia cresce cerca de 1mm por mês.

Dentre as opções de tratamento estão os medicamentos tópicos, na forma de soluções, cremes e esmaltes e os comprimidos orais antifúngicos. Em alguns casos em que a unha é muito espessa, pode-se realizar a abrasão da lâmina, que auxilia a encurtar o tempo de tratamento. Alguns lasers também podem ser utilizados, porém a eficácia ainda não é tão bem estabelecida quanto as outras formas terapêuticas.

O tratamento da onicomicose permite que o paciente volte a ter as unhas com aspecto saudável, evita a transmissão do fungo aos demais habitantes da casa, em piscinas e espaços comunitários e previne o aparecimento de outras infecções nos pés.

Em nossa clínica a Dra. Denise Polizel é a dermatologista responsável pelo atendimento especializado em doenças das unhas.

Localização

R. Mato Grosso, 306, cj 514,
Higienópolis, São Paulo.

Horário de
Funcionamento

Segunda à Sexta:
09h00 às 21h00

Contato

(+55 11) 4323-2969 / 4323-2964 / 2114-6220
(+55 11) 94368-3477
Envie sua mensagem aqui

Siga-nos