Doenças das Unhas

As unhas, juntamente com os pelos e as glândulas, fazem parte dos chamados anexos cutâneos - estruturas de proteção da pele.

As unhas protegem as extremidades distais dos dedos, auxiliam no tato e na manipulação de pequenos objetos, além de exercerem uma certa função decorativa nas mãos. Unhas saudáveis e bem cuidadas causam boa impressão no meio social.

A lâmina ungueal é formada por queratina dura, crescendo cerca de 3mm por mês nas mãos e 1 mm por mês nos pés.

Diversas doenças podem acometer as unhas como eczema, psoríase, unhas frágeis, tumores benignos e malignos, verrugas, unha encravada, micoses e infecções bacterianas.

A micose das unhas normalmente se inicia como uma área de descolamento amarelada na porção mais externa da lâmina, podendo evoluir para toda a unha em alguns meses.

Alguns tumores podem se apresentar como linhas escurecidas ou avermelhadas, de crescimento progressivo e em alguns casos associados a dor e quebra da lâmina.

As unhas frágeis estão relacionadas a deficiências nutricionais e doenças na tireóide, podendo ser agravadas pelo uso contínuo de esmaltes e hidratação insuficiente.

O uso crônico de alguns medicamentos, tratamentos como quimioterapia e internações prolongadas podem levar a alterações nas unhas, que em geral são reversíveis em alguns meses.

Crianças também podem ter as unhas afetadas por algumas doenças, como a dermatite atópica, psoríase e alopecia areata, além do hábito de roer as unhas, que pode surgir nesta faixa etária e se não tratado, evoluir até a idade adulta.

Em idosos, devido ao ressecamento da lâmina, pode haver um aumento da curvatura da unha, causando dor e amarelamento, podendo se apresentar como onicogrifose - unha em bico de papagaio ou como unha em telha, quando a curvatura é transversa.

Algumas doenças sistêmicas podem ser detectadas através do exame minucioso das unhas como hepatopatias, distúrbios renais e hematológicos, que demonstram alterações antes mesmo dos sintomas perceptíveis pelo paciente.

O médico dermatologista é o profissional que está apto a examinar, diagnosticar e tratar as doenças das unhas, sejam elas clínicas ou cirúrgicas. Assegure-se de estar em boas mãos.

Em nossa clínica a Dra. Denise Polizel é a dermatologista responsável pelo atendimento especializado em doenças das unhas.

Localização

R. Mato Grosso, 306, cj 514,
Higienópolis, São Paulo.

Horário de
Funcionamento

Segunda à Sexta:
09h00 às 21h00

Contato

(+55 11) 4323-2969 / 4323-2964 / 2114-6220
(+55 11) 94368-3477
Envie sua mensagem aqui

Siga-nos