Roacutan – o famoso tratamento para acne

Você já ouviu falar sobre o Roacutan? A isotretinoina oral (Roacutan) é um tratamento oral muito utilizado para o tratamento da acne.

Trata-se de um derivado do retinol (vitamina A), que atua sobre a glândula sebácea, diminuído a produção de sebo e normalizando a queratinização do folículo, melhorando as lesões inflamatórias, oleosidade e cravos.

No entanto, apesar dos ótimos resultados na pele, não é indicado para todos os pacientes. As indicações clássicas são para os casos de acne severa ou para os casos de acne moderada porém sem resposta ao uso dos outros tratamentos convencionais (como os medicamentos tópicos e antibióticos orais).

É um medicamento controlado, por isso é necessário seguimento de perto com o médico dermatologista, com a realização de exames antes e durante todo o tratamento. Para as mulheres que necessitam do uso da medicação é importante o uso de métodos contraceptivos, pois a isotretinoina é um medicamento teratogênico, ou seja, se a mulher engravidar durante o uso de medicação, podem ocorrer mal-formações muito sérias no feto. Outra recomendação é evitar o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento, por ser uma medicação com metabolização pelo fígado, ou seja, esse órgão é muito exigido durante o tratamento e não podemos sobrecarrega-lo com substâncias como o álcool.

A dose e tempo de tratamento vai ser definida de acordo com o peso do paciente e grau de acne a ser tratada, na média variando de 6 a 8 meses no total.

Os resultados são excelentes, com melhora notável da acne logo nos primeiros meses de tratamento. Desde que o tratamento seja bem indicado e acompanhado pelo dermatologista, com a realização periódica de exames, é um medicamento seguro e com alto grau de satisfação dos pacientes que o utilizam.

Antes o Roacutan era conhecido por ser a cura para a acne, mas hoje, depois de muita experiência com o tratamento, sabemos que cerca de 40% dos pacientes volta a desenvolver algum grau de acne após o término do uso do Roacutan, porém, a acne tende a ser bem mais leve que a apresentada anteriormente. Por conta disso, seu dermatologista manterá algum tratamento tópico de manutenção após o término do uso da isotretinoína oral.

Texto elaborado pela Dra. Aline Guimarães, dermatologista de nossa equipe

Localização

R. Mato Grosso, 306, cj 514,
Higienópolis, São Paulo.

Horário de
Funcionamento

Segunda à Sexta:
09h00 às 21h00

Contato

(+55 11) 4323-2969 / 4323-2964 / 2114-6220
(+55 11) 94368-3477
Envie sua mensagem aqui

Siga-nos