Você já ouviu falar em Herpes zoster?

O herpes zoster, também conhecido como cobreiro, é uma doença viral causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo vírus causador de varicela (catapora).

Quando somos expostos ao vírus varicela zoster pela primeira vez, o que ocorre geralmente na infância, desenvolvemos a catapora, que é uma doença caracterizada por lesões de pele associada a febre.

Após 1 ou 2 semanas de início dos sintomas, o nosso sistema imunológico consegue controlar a infecção na pele, curando da catapora. Porém, o vírus invade as terminações nervosas da pele e migra até algumas cadeias de gânglios localizados próximo à medula espinhal e ao cérebro, conseguindo, assim, permanecer “escondido” do sistema imunológico por longos períodos.

O herpes zoster acontece quando o vírus é reativado, principalmente em adultos e idosos. A reativação pode ser um indicativo de baixa da imunidade, que pode ser decorrente de outras doenças ou devido ao estresse.

O quadro se inicia com sensação de queimação, dor, coceira ou formigamento na área correspondente ao nervo afetado. Quando o vírus alcança a pele, aparecem lesões avermelhadas com bolhas agrupadas, seguindo o trajeto da raiz do nervo acometido, em faixa, de um lado só do corpo. O quadro pode ser acompanhado de febre baixa e dor no corpo. Mas o sintoma mais marcante é a dor intensa no trajeto do nervo acometido.

Por ser causado por um vírus, o herpes zoster, no momento de atividade da doença, é contagioso para aqueles que nunca tiveram catapora na vida.

Quando o paciente desenvolver um quadro de herpes zoster, cabe ao médico investigar adequadamente para descartar alguma doença mais grave relacionada a imunidade. O tratamento deve ser iniciado assim que os sintomas se manifestarem a fim de evitar as complicações tardias do herpes zoster, como uma neuralgia que se caracteriza por dor forte no local acometido mesmo quando as lesões de pele já foram resolvidas.

Para saber o tratamento adequado e realizar o seguimento em casos de herpes zoster, consulte o seu dermatologista!

Texto elaborado pela Dra. Carol Barreto, dermatologista de nossa equipe

Localização

R. Mato Grosso, 306, cj 514,
Higienópolis, São Paulo.

Horário de
Funcionamento

Segunda à Sexta:
09h00 às 21h00

Contato

(+55 11) 4323-2969 / 4323-2964 / 2114-6220
(+55 11) 94368-3477
Envie sua mensagem aqui

Siga-nos